FLISOL Belém 2021

O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica. O evento é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática.

Em Belém, capital do Pará, voluntários, profissionais, empresas, academia e membros de diversos segmentos das carreiras de TI estarão à frente para trazer palestras sobre temas interessantes e novidades do universo livre. Devido a pandemia da COVID-19 este ano o evento acontecerá no formato on-line no sábado, 24 de abril de 2021. A inscrição será gratuita.

Live

A transmissão será on-line através do Canal da Jambu Tech no Youtube:

http://dolinux.com.br/

Inscrições

A participação no evento é totalmente gratuita e remota. Para realizar a inscrição, basta cadastrar-se no formulário abaixo:

paralivre.org/form-bel

Programação

Sábado, 24 de abril de 2021

Palestras

09:00 - Uma Breve Introdução ao Automotive Grade Linux - Paulo Rocha Jr (Capgemini Engineering)

Na palestra, vamos discutir o Automotive Grade Linux (AGL), ou Linux de Grau Automotivo, em tradução livre, um projeto colaborativo que busca construir o carro do futuro através de invações ágeis. Iniciado em 2012, o projeto evoluiu para a sua versão atual, 11.0, Kooky Koi. O AGL é agora uma tecnologia preesnte em múltiplos veículos comercialmente disponíveis, e um dos tópicos mais promissores para a indústria automotiva.

Mini bio: Paulo Sherring atua como Engenheiro Consultor Senior na Capgemini Engineering, em Portugal, desde 2020, e possui um perfil acadêmico, tendo títulos de Bacharel, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. Seus interesses de pesquisa são controle de tempo real e eletrônica embarcada. Na Capgemini Engineering, Paulo trabalha atualmente no projeto Gen5, da BMW, cujo produto será um Cluster de Instrumentos completamente digital. Neste âmbito, Paulo atua como membro do time de Gráficos, e é responsável pela implementação de recursos relativos da reprodução de vídeos no Cluster de Instrumentos.

09:27 - Marketing e Monetização de Software Livre - Vitor Alves (EBI)

Tecnologia, especialmente software é um setor muito que tem alta escalabilidade, mas só o produto não é o suficiente. Nessa palestra vamos ver formas de ter maior alcance, para ter maiores comunidades de usuários

Mini bio: Analista de Sistemas, Mestre em Computação, pós graduado em Marketing e pós graduado em Business pela University of Califórnia – Irvine. É vice-presidente na Paratic e está a frente do Easygestor e do canal Otimize seu Negócio, empreendimentos que somam mais de 100 mil usuários.

09:54 - Participando de Grandes Comunidades de Software Livre - Filipe Saraiva (UFPA)

Nessa palestra serão compartilhadas algumas ideias e experiências, sob um ponto de vista muito pessoal do autor, sobre a participação em grandes comunidades de software livre. Estas comunidades são em geral muito bem estruturadas e responsáveis por projetos conhecidos pelos usuários em geral. Por que participar dessas comunidades? O que diferencia uma "grande comunidade"? O que é possível alcançar participando delas? Na apresentação serão utilizados exemplos reais de brasileiros atuantes nesses grupos, servindo de inspiração para a próxima geração de colaboradores.

Mini bio: Filipe Saraiva é professor da Faculdade de Computação e membro do Centro de Competência em Software Livre da UFPA. É atuante na comunidade de software livre como membro e desenvolvedor no KDE.

10:21 - API REST de cadastro de produtos para pequenos negócios - David Jose de Souza Ferreira Junior (Gestor Público do estado / Comunidade Java Belém)

Descobrindo internamente a tecnologia de 2014 até hoje, desde 2017 realiza o evento Java Day Belém, um resgate do bate papo sobre Java e suas soluções para Comunidade java de Belém, atua como facilitador aproximando programadores e desenvolvedores de realizar network sobre java e assuntos de tecnologia em seus grupos de bate papo e eventos, fomentando o resgate da comunidade Java em Belém.

Mini bio: Bacharel em Economia, pós graduação em política pública, servidor estadual do Pará, tec. Em programação de jogos, tecnologo em Analise e desenvolvimento de sistemas, programador em java, astronomo amador e muiiito curioso.

10:48 - Como utilizar uma Rede Neural na Prática - Fernando de Come (Oracle)

Utilizando Python e Tensorflow/Keras, desenvolver dois modelos de redes neurais para ser utilizados em situações reais na indústria; além de uma breve exposição teórica sobre o funcionamento dessas redes

Mini bio: Fernando, 24 anos, aluno do último ano de engenharia química da USP; estagiando na Oracle. Músico nas horas vagas e entusiasta de tecnologia e inteligência artificial

11:15 - Porque aprender Apache Spark ? - Carlos Oeiras (Zup Innovation)

"Não tem como falar de big data e não citar o Apache Spark como a principal engine de processamento de dados, hoje o mercado é amplo e cheio de oportunidades mas de que forma aprender Spark muda nas suas skills como um profissional analítico, irei ajuda-los a entender a melhor forma de dominar esta ferramenta referência de mercado para ampliar os seus pipelines de dados."

Mini bio: "Sou Carlos Oeiras, Specialist em Engenheiro de Dados na Zup Innovation, CoFounder da startup MachLab. Atuante em projetos de dados nacionais e internacionais entregues. Especialista em ambientes real time e criação de modelos preditivos / analíticos."

11:42 - Direito autoral e outras questões importantes dos aspectos legais do ecossistema de Software Livre - Nelson Lago (USP)

"Por que é preciso pensar em licenças no contexto do software livre? De onde vieram e quais são as licenças mais comuns? Como eu faço para escolher a licença do meu projeto? Se você acha perguntas como essas muito interessantes ou muito chatas, essa palestra é para você!"

Mini bio: Nelson Lago é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e trabalha como gerente técnico do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP (CCSL). Já ofereceu diversos cursos e palestras sobre Linux e Software Livre e tem artigos científicos publicados em eventos nacionais e internacionais. É um dos autores de um comunicado direcionado ao INPI sobre a inadequação de patentes de software e defendeu a importância da criptografia junto ao STF durante audiência pública relacionada às restrições judiciais impostas ao Whatsapp no país. Suas principais áreas de interesse são Software Livre, Sistemas Distribuídos e Computação Musical.

12:09 - Como o Flutter pode te ajudar a dominar o mundo - Deivid Willyan (Comunidade Flutterando)

Uma breve introdução a tecnologia do Flutter e Dart, seus diferenciais, pontos fortes e fracos e contextos que podemos utilizá-lo, aplicações multiplataforma com desempenho sem igual.

Mini bio: Desenvolvedor apaixonado por Flutter, passou (e continua) toda sua carreira fugindo do mercado financeiro (sem sucesso). Também atua como coorganizador da Flutterando e mentor Flutter.

12:36 - Jambu Overflow | Finalistas Score ISCE 2021 - Vitor Hugo Santiago

Alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) são os únicos finalistas do Brasil na Conferência Internacional sobre Engenharia de Software 2021 (ICSE).

No Pará, os representantes são os estudantes Aian Shay, Arthur Takeshi, Felipe de Melo, Isabela Batista, João Canavarro, Pedro Victor, Renan Cunha e Vitor Cantão, que integram a equipe Jambu Overflow. Eles são orientados pelo professor, também da UFPA, Cleidson de Souza. O trabalho foi desenvolvido em disciplina ministrada pelos professores Cleidson e Victor Hugo Pinto.

13:03 - Primeiros passos o kernel Linux e kworkflow - Rodrigo Siqueira (AMD - Linux)

Entenda um pouco do Kworkflow, que é um conjunto de scripts que visa reduzir o ambiente e a sobrecarga de configuração para desenvolvimento do kernel Linux.

...

Como Ajudar?

Você pode ajudar o evento de diversas maneiras. A mais simples é divulgando-o para os seus amigos, na sua escola ou no seu trabalho. Se você quiser, pode ser um colaborador no InstallFest. Envie um e-mail para comissão organizadora ou acessando o site oficial do evento e preenchendo o formulário falando um pouco sobre a sua experiência com GNU/Linux ou qualquer outra aplicação livre que seja instalada durante o evento.

Organização

Coordenação Geral

  • Prof. Marcelo Rocha de Sá (ParaTic | JambuTech);
  • Prof. José Roberto Ferreira (ParaLivre)

Belém na Wiki do FLISOL

Iniciativa

Realização

Apoio